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Interface Físico Digital de Demarcação de Bacias (Kit Águas na Cidade) - Vídeos

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0 PROJETO ÁGUAS.mp4Descreve o Projeto Águas na Cidade: suas motivações, princípios pedagógicos e produtos. Apresenta a área objeto de estudo: a bacia do Córrego do Cardoso, região sudeste de Belo Horizonte, onde convivem pelo menos três ordens de fenômenos urbanos - cidade formal planejada, expansão e reprodução da cidade planejada, e ocupações informais - e que constitui um exemplo típico dos problemas e das oportunidades relacionados à água em meio urbano hoje. Todos os vídeos apenas resumem nossa experiência, servindo como provocação para futuras atividades, não como moldes a serem rigorosamente reproduzidos.293,96 MBMP4/bitstream/capes/174702/2/0 PROJETO ÁGUAS.mp4Download
1 [INTERFACES] dinâmica das águas.mp4Este vídeo apresenta uma visão geral do site do Projeto Águas na Cidade (http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/29_aguas/) com enfoque na interface da dinâmica da água em Belo Horizonte. Produzida com o auxílio do software livre Google Earth, a visualização se dá através de uma navegação que explora fenômenos relacionados à água em pontos específicos da cidade. A ideia é evidenciar o modo como as características, naturais ou não, dos ambientes interferem no ciclo da água.74,21 MBMP4/bitstream/capes/174702/3/1 [INTERFACES] dinâmica das águas.mp4Download
2 [INTERFACES] evolução ocupação.mp4Este vídeo está relacionado a uma vertente de investigação do grupo de pesquisa MoM (Morar de Outras Maneiras, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG desde 2004) que trata da visualização de processos urbanos. Ele resume a evolução da urbanização da Bacia do Córrego do Cardoso, zona sudeste de Belo Horizonte, desde a época da instalação da Comissão Construtora da Nova Capital até os dias de hoje. Ele foi elaborado a partir de um levantamento histórico cartográfico-imagético com a intenção de evidenciar as transformações ocorridas ao longo do tempo, incluindo os cursos d'água da região.132,76 MBMP4/bitstream/capes/174702/4/2 [INTERFACES] evolução ocupação.mp4Download
3 [INTERFACES] caixa de areia.mp4Este vídeo registra o funcionamento da interface físico-digital a que chamamos caixa de simulação topográfica. Ela funciona a partir de um projetor e um sensor de movimento, como o Microsoft Kinect, montados sobre uma caixa com areia. Enquanto o usuário molda a superfície, o sensor detecta as distâncias até ela e o software gera, em ambiente digital, um mapa com informações que correspondem às curvas de nível e às declividades do relevo criado, projetando-as na superfície da areia. A ideia é tornar tangível a visualização de processos lentos e complexos que ocorrem em larga escala espacial.42,29 MBMP4/bitstream/capes/174702/5/3 [INTERFACES] caixa de areia.mp4Download
4 [KIT] oficinas.mp4Vídeo-tutorial que visa instruir a montagem de maquetes do relevo em E.V.A., apresentando os materiais necessários e explicando, passo a passo, sua construção. Acreditamos que as maquetes sejam de fundamental importância para a compreensão do relevo visto que proporcionam uma melhor visualização do contexto de uma região, facilitando a identificação de fatores que condicionam a dinâmica das águas e como nós, seres humanos, interferimos nesse processo.48,24 MBMP4/bitstream/capes/174702/6/4 [KIT] oficinas.mp4Download
6 [KIT] visitas.mp4Trata-se de um vídeo que documenta uma das atividades desenvolvidas pela disciplina A Água, a Cidade e a Arquitetura: Projetos na EMPEPI em conjunto com os alunos da EMPEPI e que consistiu na realização de uma excursão pelo entorno da escola. O trajeto foi planejado de tal maneira que as crianças pudessem vivenciar o relevo previamente conhecido através da representação em maquete e identificar in loco aspectos de sua relação com as manifestações das águas, incluindo as redes de drenagem.152,79 MBMP4/bitstream/capes/174702/7/6 [KIT] visitas.mp4Download
5 [KIT] gincanas.mp4Este vídeo registra e relata as atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina de graduação A Água, a Cidade e a Arquitetura: Projetos na EMPEPI em parceria com os estudantes da EMPEPI. Realizadas no segundo semestre de 2016, elas tiveram como objetivo suscitar nas crianças a percepção dos tipos de manifestação da água no edifício da escola, contemplando aspectos como: origens e procedência, redes de relações, problemas e reflexos na vida cotidiana. Trata-se de um material que visa provocar a curiosidade dos estudantes e chamar a atenção para as implicações do uso da água no dia-a-dia.243,5 MBMP4/bitstream/capes/174702/8/5 [KIT] gincanas.mp4Download
Título: 
Autor(es) e Colaborador(es): 
Data: 
2017
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