Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Adriano da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-06-30T03:04:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-06-30T03:04:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tempo e temporalidade no ensino da História - texto | - |
identificador: dc.identifier.other | Tempo e temporalidade no ensino da História - víedo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/174522 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar o entendimento dos estudantes do ensino médio sobre as noções de tempo e de temporalidades principalmente em relação ao tempo histórico e os usos do passado. A proposta neste trabalho consiste em propor estratégias para ir além da cronologia e datação no que diz respeito às questões do tempo no ensino de história. Não se trata aqui de refutar ou desconsiderar a cronologia, a linearidade e a importância das datas no ensino de história, mas sim de buscar ir além dessas formas já estabelecidas. O desejo é ampliar as possibilidades de modelos explicativos para as questões de tempo ensino de história. Neste trabalho também é proposto uma ampliação dos meios físicos nas dinâmicas no ensino com possibilidade de introdução e aplicação de novas tecnologias em sala de aula. Para isso, foi elaborado um aplicativo como um veículo possível dessas novas tecnologias. O uso do aplicativo Web História tem três finalidades básicas aumentar o aproveitamento do tempo nas aulas, reunir e vincular várias mídias de conteúdos em formato digital e tornar o estudante participante do processo de construção do conhecimento histórico. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Título: dc.title | Tempo e temporalidade no ensino e na aprendizagem da História: um desafio a enfrentar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AdrianoSilva.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/174522/2/AdrianoSilva.pdfDownload | |
Adriano da Silva Link para o aplicativo.docx | 11.16 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/174522/4/Adriano da Silva Link para o aplicativo.docxDownload | |
Apresentação do app.mp4 | 205.26 MB | MP4 | /bitstream/capes/174522/5/Apresentação do app.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons