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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sandra Aparecida Marchi, Sandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-04-03T20:57:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-04-03T20:57:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Sandra Aparecida Marchi | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/173203 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A lei federal nº 10.639, promulgada em 2003, que prevê a inserção nos currículos escolares do estudo da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, surge como instrumento e oportunidade para promoção de ações afirmativas dentro dos contextos escolares e consequentemente implicando em mudanças na sociedade. Porém, a instauração de um ordenamento jurídico por si só não é suficiente, é preciso fornecer ao docente condições de aplicabilidade. E é isso que o presente trabalho busca: provocar discussões no sentido de analisar, refletir, problematizar e implementar na formação continuada dos professores de Educação Infantil(pois políticas de ações afirmativas devem ser desenvolvidas desde a mais tenra idade),e séries finais (especificamente do componente curricular História) do município de Giruá, a educação das relações étnico-raciais. A Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais, buscaram traçar orientações curriculares nacionais para os diversos níveis da educação brasileira. A formação prevista em lei deve instrumentalizar os professores para que estes venham a desenvolver em sala de aula conteúdos, metodologias e práticas que contemplem a história e cultura do negro, difundindo conhecimentos base do que vem a contemplar a cultura africana e afro-brasileira. Considerando que os professores aprendem a ensinar de diversas maneiras, o presente projeto, propõe-se a contribuir na formação docente, tendo como tema central a educação das relações étnico-raciais. O trabalho se desenvolverá em forma de minicursos, que serão organizados em quatro momentos diferentes com abordagens específicas em cada um deles. O trabalho pretende oportunizar ao docente discussões sobre essa demanda que ora impõe-se em forma de lei. A referência metodológica baseia-se em estudos bibliográficos e análise documental. O investimento na formação continuada dos professores dos níveis de educação atendidos pelo sistema municipal de ensino é de suma importância, visando dessa forma oportunizar experiências, atualização, mudança de paradigmas e o efetivo cumprimento da Lei nº 10.639/2003, desnaturalizando as relações étnicoraciais no cotidiano escolar e desmistificando o mito da democracia racial. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | POR UM ENSINO DE VÁRIAS CORES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Sandra Aparecida Marchi Profhistória UFSM.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/173203/1/Dissertação Sandra Aparecida Marchi Profhistória UFSM.pdfDownload |
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