Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Maurina, Keli Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Cobos, Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Weiss, Luciana Indrusiak | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-12-10T18:49:09Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-12-10T18:49:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4859 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | MAURINA, Keli Cristina; COBOS, Antonio; WEISS, Luciana Indrusiak. Força de atrito. Pato Branco: UTFPR, 2014. 1 vídeo (10 min). | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/173038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The Educational Digital Resource - Frictional force was developed having concept maps design as main methodological base. According to Moreira, "as long as students use concept maps to integrate, reconcile and differentiate concepts (...) they will be using the concept mapping as a learning resource." Together with the presentation of a conceptual map on frictional force, aiming to briefly review the concepts, this RED has three situations traditionally considered in the teaching of that content. They are: object at rest on an inclined plane, object on an inclined plane on the verge of motion and object sliding on an inclined plane. Such situations are explained step-by-step, for example, with details of the vector decomposition of forces. We point out the demonstration of a direct application of physical concepts in a common context of the university everyday life. Thus, the student can achieve a significant learning about friction, improve their mathematical skills, and may extend their own conceptual map. | pt_BR |
???dc.description.sponsorship???: dc.description.sponsorship | Edital PROGRAD 21/2013 | pt_BR |
???dc.description.tableofcontents???: dc.description.tableofcontents | Física | pt_BR |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Relação: dc.relation | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4858 | pt_BR |
Direitos: dc.rights | openAccess | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atrito - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Força (Mecânica) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Newton, Isaac - 1642-1727 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Friction - Knowledge and learning | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Power (Mechanics) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
Título: dc.title | Força de atrito | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: