Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Takahashi, Yukyo Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2016-01-21T19:02:54Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2016-01-21T19:02:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4873 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | TAKAHASHI, Yukyo Pereira. Inserção de um tópico de física moderna no ensino médio: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o efeito fotoelétrico. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/173019 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work describes the design and classroom implementation of a Didactic Sequence for the teaching of the Photoelectric Effect. The Teaching Sequence has been developed taking into account the educational context in which the inclusion of Modern and Contemporary Physics is an important subject at the High School level. The Didactic Sequence comprises videos, slides, blackboard-based explanations and the use of an applet. It was applied during three classes that were taught for a regular high school classroom at the Federal University of Technology, Paraná, in Curitiba. The effects of the Didactic Sequence were evaluated by comparing the responses to pre-test and post-test assessment tools. From this analysis, there is evidence that, after application of the Didactic Sequence, there was a significant increase in the number of students who came to know the Photoelectric Effect and were able to describe it correctly, including the use of right terminology and correct physical explanations. In addition, the students were also able to describe several applications in which the efect is employed, indicating contextualization capacity as a result of the Didactic Sequence application. | pt_BR |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Direitos: dc.rights | openAccess | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotoeletricidade - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Photoelectricity - Study and teaching | pt_BR |
Título: dc.title | Inserção de um tópico de física moderna no ensino médio: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o efeito fotoelétrico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: