Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Camila Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-11T17:34:21Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-11T17:34:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4462 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | AGUIAR, Camila Ferreira. O livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/173011 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This study aims to investigate how the Textbook of Physics influences the Curriculum organization developed by the Physics teacher in his teaching activity. Based on a brief review of Curriculum Theories and on some aspects of the Textbook, an attempt is establish its role how one of the great guides of curriculum. The fieldwork was developed through a non participating observation of the classes from a Physics teacher of a Public High School, mostly about the presence and use of the Physics Textbook in his classes. Based on the teacher’s work plan and the observation in the classes, is observed a distance between the written and practiced, and the close relationship between teaching practice and the requirements of adopted Textbook, so it is evident its role as a guiding curriculum practiced by the teacher. | pt_BR |
???dc.description.sponsorship???: dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Direitos: dc.rights | openAccess | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Influência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Participação no planejamento curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teachers | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Influence | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher participation in curriculum planning | pt_BR |
Título: dc.title | O livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: