Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Hara, Massayuki Mário | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sakai, Rodrigo Alexssandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-11T20:05:04Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-11T20:05:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:39Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3849 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SAKAI, Rodrigo Alexssandro. Análise ergonômica de professores em salas de aula do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172923 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This research is a case study in Paraná State College located in Curitiba. Aiming to examine the high school teachers' working conditions, working in college classrooms, by applying the methodology of ergonomic analysis of work - AET. It has been found through research that the age range and well distributed and the level of education is a college and with over ten years of service. Through questionnaire and analyze the activity detected that the biggest complaints regarding pain are related to the cervical region (neck and cervical spine) and upper limbs (shoulder, arm and hands) followed lumbar spine. Teacher's activity provides the appearance of these pain due to repetitive work, application of force, twisting motion and accelerated pace of work. The organizational, environmental and equipment also contributes to the problem of classrooms. Since teachers have a hard day's work, the adoption of a bad posture coupled with inadequate equipment, contributing to the increase in pain. The study concludes that the teaching activity, by its operational, organizational characteristics, contributes significantly to the development of muscle problems and occupational health. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Fatores de risco | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers - Risk factors | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of work life | pt_BR |
Título: dc.title | Análise ergonômica de professores em salas de aula do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: