Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Romanelli, Egidio Jose | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Henrique, Natalia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-11T19:56:00Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-11T19:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:38Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3846 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | HENRIQUE, Natalia. Reflexos da comunicação, da psicologia e do treinamento na saúde e segurança do trabalho. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172919 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The purpose is this paper is to analyze the contribution of psychology, communication and training in the labor accidents prevention. The adopted methodologies were the bibliographic research and the complementary verifications, at an organization, of the presented topics. The present monography brings concepts about organizational communication, correlating its elements to the matter of labor safety. Exposes the main causes of the communication barriers in the organizations and how to deal with them in order to improve the efficacy and the efficiency of the information‟s transfer. On the ambit of the organizational psychology, the research argues the importance of the psychology professional and his behaviors studies in the prevention of accidents and labor diseases. Shows the relevance of the emotional balance in the labor routine of the human being and how to approach stress while psychosomatic disease‟s unleasher. The present monography also studies the increasing valorization of the human capital in the organizations, recognition that reflects on the development of activities dedicated to people‟s management. With its most significant representations from the twentieth century, topics as selection, recruiting, enabling, task attributing, post adapting and training, are currently considered as the true pillar of the organizational success. The research supposes that in tracing a parallel with accidentality in the labor environment, the training of the employee appears as the stage of best highlight in the field of human resources. Thereby, this study casts the purposes, the conceptions methods and the analysis of the efficacy of the professionals‟ training. Referring to the used materials and methods, this monography brings a brief case study with verifications with respect to the discussed themes, in an organization. The observations were reported by way of complementation if the bibliographic research in the sense of to analyze the reality of the evaluated institution. In the evaluation of the observed items, the case study sometimes corroborates the raised hypothesis, sometimes draws on suggestions of enrichment. The present paper closes its considerations concluding that exists an influence of the organizational communication, psychology and training in the labor safety and healthy. Infers that the focus on the efficacy of communication and training helps the process of managing employee‟s safety. The same way, the labor psychologist performance, whether by adjusting the employee to its post, whether by accomplishing the periodicals exams, contributes to the prevention of labor diseases. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes de trabalho - Prevenção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho - Legislação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde ocupacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho - Psicologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial accidents - Prevention | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety - Law and legislation | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational health services | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety - Psychology | pt_BR |
Título: dc.title | Reflexos da comunicação, da psicologia e do treinamento na saúde e segurança do trabalho | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: