Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fadel, Nathalia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-02T20:18:35Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-02T20:18:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:18Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4359 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | FADEL, Nathalia. Ecopedagogia e educação ambiental no ensino de ciências. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172802 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The discourse on environmental degradation, globalization, society, politics and culture is increasingly present in educational environments, with the intention to developing ways to educate citizens more able and aware, so the present work aims to reflect and highlight e the importance of ecopedagogy and environmental education in science education and understand the concept of theory/movement ecopedagogy. Environmental education is present in education since the early days, ecopedagogy emerged at the end of 20th century as a movement based on the ideas of Moacir Gadotti based on work of Francisco Gutiérrez that today is managed by Paulo Freire Institute, she came with the intention of combining the environmental education for the formation of a citizen concerned about environmental issues, social and cultural rights, in which the three factors come together so that the planet is sustainable so that everyone has the same rights and respect as well as you know whether the respect planet. For the ecopedagogy and environmental education and gain strength in education and in science education necessary to reorientation of curriculum and preparation of educators and the school in order to rethink their practices transmission of knowledge is not mechanized and that can contribute to the formation of a planetary citizen. The study shows that education is the tool to spread the presupposition of ecopedagogy and environmental education through the teaching of science, and that the ecopedagogy complements the environmental education in order to contribute to the training of students. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem perceptiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Perceptual learning | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | pt_BR |
Título: dc.title | Ecopedagogia e educação ambiental no ensino de ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: