Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreiros, Glaucia Britto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-28T15:00:42Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-28T15:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:14Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4262 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | BARREIROS, Glaucia Britto. O conceito de professor reflexivo: uma análise sobre as concepções de professores de ciências. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172771 | - |
Resumo: dc.description.abstract | In teacher training experiences guide the construction of teaching knowledge needed in the profession. But just practice without reflection is not enough to promote an attitude of reflective teacher, with the assumptions of reflective practice (SCHON, 1992; NÓVOA, 1992; FREIRE, 1996; PEPPER, 2002; Perrenoud, 2002; ALARCÃO, 2003; Zeichner, 2008). The research is qualitative in nature and aims to investigate the conceptions of working teachers about the concept "reflective teacher" in order to understand their perspectives on this topic and by means of specific goals: to analyze what participants teachers, understand about reflective teaching and believe they get that reflective practice; identify the experiences of teachers if there is criticism and reflection, and at what time they reflect more and contribute to the actions of future teachers, and ultimately encourage a more reflective and training activities in Teaching. The actors of the research were teachers from Maringá who teach the disciplines of science and biology. Data were collected through semi structured questionnaires, and subsequently subjected to content analysis of Bardin (1977). Observed in the speech of these teachers, who identifies himself claim to improve themselves and to look for improvements in this practice constantly. So in that sense I believe that the work provided us identify the initial training of the actors of the research presented and outlined failures is not very reflective, still observed in all discourses that teachers do not seek to practice this teaching model already passed the theory, however they still find it difficult (time, low wages). | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Science teachers | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Critical theory | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | pt_BR |
Título: dc.title | O conceito de professor reflexivo: uma análise sobre as concepções de professores de ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: