Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Cyntia Helena Ravagnani de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-01T19:46:17Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:45:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-01T19:46:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:45:11Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4303 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | ALMEIDA, Cyntia Helena Ravagnani de. A importância da alfabetização científica no processo ensino - aprendizagem em química. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172751 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The work entitled "The Importance of Scientific Literacy in the Teaching-Learning Process in Chemistry" took in consideration the changes in the Educational Process since the great transformations that globalization and capitalism imposed to society as well as cognitive and affective characteristics that pass to be increasingly valued in contemporary times. It was also used a theoretical substantiation to prove that the Scientific Literacy favors the formation of citizens is a necessary tool, since scientific knowledge are indispensable for people to exercise their rights in society; It was also found that scientific literacy can be considered as one of the dimensions to strengthen possibilities that benefit a more committed education because advocates the use of scientific language to assist in greater understanding of nature and how it is being transformed, providing an improvement in quality in the everyday life; still leads students to develop into reflective, critical and participatory citizens. This work was developed initially through literature, and later there was data collection through a questionnaire, which was answered by Chemistry teachers the Board of Education of Limeira - SP. On the sequence there was data tabulation, culminating in the construction of graphs of the results obtained, as well in their analyzes, which allowed to understand that there is a lack of teacher knowledge about the true meaning and goals of scientific literacy; Furthermore, they believe that the Scientific Literacy is not very well treated during the teachers training process, so that misinformation hinders the preparation of classes; it is also needed learn how to use methods and strategies that bring the content of classes near to the students reality, as well, learn to guide the application in daily life, in a process that encourages communication between individuals and the notion of citizenship. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Título: dc.title | A importância da alfabetização científica no processo ensino - aprendizagem em química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: