Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pirez, Thais Simeoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-09T18:39:32Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:44:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-09T18:39:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:44:02Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4435 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | PIREZ, Thais Simeoni. Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172338 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work has as main objective to demonstrate how the process of literacy and psychomotricity are dependent on one another and how they are inseparable and complementary. This research was made with justification that the psychomotricity contributes to the learning and socialization of students in the school process. The methodology used for its development was based on references basing in authors who defend the psychomotricity and its contribution in the literacy process. In summary, the research focuses that the psychomotricity development should be prioritized, as a basis for a meaningful and expressive work in literacy, reducing the difficulties of learning that are linked to psychomotor skills. Thus, we conclude that this work will contribute significantly to the debate about the development and learning of child, ensuring favorable learning situations. | pt_BR |
Direitos: dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
Licença: dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do movimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movement, Psychology of | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: