Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Danielle Conde | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-01T18:07:29Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-01T18:07:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:43:49Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4297 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | MENDES, Danielle Conde. O uso do portfólio no processo de avaliação do ensino de ciências. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work had as its theme the use of the portfolio as a teaching resource and methodological, being used as an assessment tool in science discipline, knowing well the contributions to the teaching practice and the teaching and learning process. Towards the educational portfolio covers the entire process of filing and organization of records prepared by students and allow you to track your progress and difficulties. In the survey, data were collected obeying methodology already described in the literature, which are established in 10 steps to the process of manufacture and assembly of the portfolio. All work, activities and students' productions as well as his photographs , learning diaries and records were collected in portfolios of individual learning. The data were analyzed in a qualitative way, through documentary analysis and analysis of the processes involved. At the end of the work with the portfolio of science, some important relationships for pedagogical practice were established. Finally, it was found that the use of portfolios as a teaching resource, methodological and as an assessment tool in science has become feasible and possible in the classroom, contributing to the teaching practice and the teaching and learning process, as promoted affection, interaction and knowledge of mental process of students. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Portfólios em educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Potential Assessment Device | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Portfolios in education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Título: dc.title | O uso do portfólio no processo de avaliação do ensino de ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: