Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Florczak, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Leandro da Hora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-12T20:25:23Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:43:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-12T20:25:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:43:37Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3899 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SILVA, Leandro da Hora. O uso do episódio histórico de Arquimedes como fator motivador nas aulas de mecânica dos fluidos. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172180 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The use of history and philosophy of science for teaching Physics is increasing, according to published research (FORATO; MARTINS; PIETROCOLA, 2010). This work consisted in the analysis of a historical myth as a motivator for teaching physics. Opted for the historical episode of Archimedes and the crown of King Hieron II of Syracuse, which is known by most students, without being sure of its veracity and the contents of physics that few explored. The research consisted in the use of the History of Science for the teaching of physics to analyze the contributions that their use is through the development of a didactic sequence, which was based on historical episode of Archimedes and the Hieron II of Syracuse king crown, and application of this Didactic Sequence (DS) in class in high school. Based on the literature of the area, the working theme is Fluid Mechanics, which is little explored in the classroom. Didactic Sequence comprised four classes which address an experiment content and density, pressure, buoyancy and surface tension of water. The application of DS was filmed, and the data collection was also obtained by the logbook and the activity that the students performed. The students did an activity at the end of SD to evaluate the content presented during the four classes. The research wanted to raise the contributions obtained to physics teaching with the application of the Didactic sequence and the use of the History of Science, the raised contributions were compared with the contributions indicated by the specialized literature. More attractive and interesting lessons were one of the contributions identified by the survey. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica dos fluídos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Science - History | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fluid mechanics | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
Título: dc.title | O uso do episódio histórico de Arquimedes como fator motivador nas aulas de mecânica dos fluidos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: