Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Sutil, Noemi | - |
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Freitas, Mário Sérgio Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Suckow, Erica Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-12T20:23:31Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:43:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-12T20:23:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:43:37Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3898 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SUCKOW, Erica Miranda. Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172179 | - |
Resumo: dc.description.abstract | In a didactic sequence of geometrical optics designed for high school student’s, the concepts of shadow and penumbra were introduced from photographs of graffiti found in urban art, particularly those bear the name of "Baycroc potatoes", chosen for creating the illusion of three-dimensionality using the representation of shadows. It was adopted as theoretical framework to Meaningful Learning Theory of Ausubel, and Data for the study were collected through a field diary, chronicling student’s reactions during the application of the didactic sequence. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sombras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometrical optics - Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Shades and shadows | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics (High school) | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta interdisciplinar para o ensino de óptica envolvendo a representação de sombras e penumbras nas artes visuais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: