Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schott, Vânia Maria Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-28T16:00:34Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:43:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-28T16:00:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:43:14Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4275 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SHOTT, Vânia Maria Monteiro. Orientação sexual na escola: uma reflexão sobre o processo ensino aprendizagem. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sexuality is a very relevant topic, from society, school and even within families. Thus, the school as an institution within society, can not be considered an asexual and neutral space, because it is a privileged space to discuss relationships. Therefore, this paper made a bibliographical and field research approach, referring to sexual orientation in school, making a reflection on the teaching learning process. Thus, the overall objective was to analyze the relationship between school and sexuality in its biological, psychological, social, political, religious, ethical and cultural. For this you need to understand that regardless of area of expertise of the educato, these can always be included as content Sexual Orientation and must work divested of sexuality myths, taboos and prejudices. However, you realize that sexuality has different conditions, appearances and meanings, and therefore changes over time. However, there are many ways of working sexuality in schools: projects that can involve the community as a whole; films are also excellent forms of information; lectures to health professionals; presentation of contraceptive methods is very important, from the simplest to the most complex, showing students how to use them. Thus it is understood that sexuality is always open to new values and practices of signification. In this context, this paper realized the need to invest in teacher training programs that may mediate the development of body awareness, respect yourself and others as well, to make sex education in school is able to expand students knowledge, supporting the students to make their own choices about sexuality. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sex instruction | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | pt_BR |
Título: dc.title | Orientação sexual na escola: uma reflexão sobre o processo ensino aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: