Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sloboja, Rosenilda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-08-25T20:24:18Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:43:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-08-25T20:24:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:43:09Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4186 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SLOBOJA, Rosenilda. A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educação. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172006 | - |
Resumo: dc.description.abstract | According to 2010 Census data, about 45 million people report having some type of disability in Brazil. Regardless of the degree of difficulty that individual face to fit the normal survival in society, in most cases, the physical and social possibilities are still incipient and precarious when the focus is on wheelchair users, ie, the architectural barriers and social are present in most municipal buildings and structural conformations of educational institutions. The observed results are excluded wheelchair or receiving inappropriate treatment. The present study aimed to verify how the state's public schools from Goioerê, Paraná fit this reality, identifying himself as the adjustments are made related to accessibility and social inclusion of special students and these schools fall to the terms of the ABNT NBR and 9050/2004. The results were obtained through a questionnaire and by analyzing the data we found that most respondents schools, haven’t adapted structures and access, as determined by the above standards. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes - Orientação e mobilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Social integration | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
Título: dc.title | A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: