A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisorPeriotto, Fernando-
Autor(es): dc.contributor.authorSloboja, Rosenilda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2015-08-25T20:24:18Z-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-03-17T14:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2015-08-25T20:24:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-03-17T14:43:09Z-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4186-
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citationSLOBOJA, Rosenilda. A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educação. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/172006-
Resumo: dc.description.abstractAccording to 2010 Census data, about 45 million people report having some type of disability in Brazil. Regardless of the degree of difficulty that individual face to fit the normal survival in society, in most cases, the physical and social possibilities are still incipient and precarious when the focus is on wheelchair users, ie, the architectural barriers and social are present in most municipal buildings and structural conformations of educational institutions. The observed results are excluded wheelchair or receiving inappropriate treatment. The present study aimed to verify how the state's public schools from Goioerê, Paraná fit this reality, identifying himself as the adjustments are made related to accessibility and social inclusion of special students and these schools fall to the terms of the ABNT NBR and 9050/2004. The results were obtained through a questionnaire and by analyzing the data we found that most respondents schools, haven’t adapted structures and access, as determined by the above standards.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes - Orientação e mobilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobilitypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSocial integrationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusive educationpt_BR
Título: dc.titleA acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.