Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Costa, Michelle Budke | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Danilo Luiz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-30T18:38:43Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:42:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-30T18:38:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:42:56Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4768 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | ROCHA, Danilo Luiz da. A utilização do aquário como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar no ensino de ciências. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171909 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The country's education suffers many doubts and is visible the need for changes in the teaching learning process. Interdisciplinary practice lessons can be an alternative to significant improvements in this process. The aquarium in school is an excellent educational tool, since it can provide the introduction of complex issues through simple activities, in addition, the aquarium can be used to develop the scientific knowledge. The areas covered by this study were mathematics, physics, chemistry, biology and environmental education. For each discipline was prepared simple activities that can be developed by teachers, providing interdisciplinary practice and thus greater assimilation of content by students. The activities were conducted in the Municipal Primary School Thereza Colette Ometto , located in the municipality of Araras, São Paulo. Participated in the project students enrolled in 5th and 6th grade of EJA in 2013. This work of completion presented a set of interdisciplinary practical activities in science teaching conducted by deploying an aquarium in a school environment. A survey was also conducted to examine students' views before and after the development of activities related to science classes and about using an aquarium as a teaching tool. The results showed satisfactory due to the large involvement of students in performing activities as the answers provided in the questionnaires. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | pt_BR |
Título: dc.title | A utilização do aquário como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar no ensino de ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: