Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Alessandra Cardosina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-09-28T18:10:44Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:42:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-09-28T18:10:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:42:46Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4718 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SOUZA, Alessandra Cardosina de. A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171851 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work was as subject to verification and investigation how the teachers have been used the science experiments inside the classroom, and how teachers plan their lessons these experiences and build their planning in order to impart knowledge and to seek better learning the content covered. With the use of resources, classes become differentiated and attractive, giving them a more dynamic and enjoyable. Practical classes’ thoughtful help much in understanding the content and the acquisition of knowledge in science, the teacher must seek alternatives for implementing these experiments, what happens is that most public schools do not have adequate laboratory, so the teacher must perform experiments in the classroom. The research was conducted in the city of Francisco Alves, state of Paraná, with the participation of teachers of Sciences in the Elementary School II. The search of information was conducted through a questionnaire and the results of the research showed that teachers use teaching practices in teaching and learning process, noting that they can assist in student learning. Through a literature review and field research, we investigated the entire relationship between theory and practice. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | pt_BR |
Título: dc.title | A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: