Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Florczak, Marcos Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Ramissés Feld | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-03-05T18:16:13Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:41:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-03-05T18:16:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:41:29Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3121 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SANTOS, Ramissés Feld. Noções de astrofísica e de cosmologia moderna nas aulas de física do ensino médio: uma sequência didática a partir do Paradoxo de Olbers. 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171392 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work is intended to present results of a learning sequence developed on a Public College situated in the municipality of Campina Grande do Sul, Paraná, Brazil. The sequence addressed topics of Astrophysics and Modern Cosmology within the context of Modern and Contemporary Physics for students from three classes of 3rd year of high school. Also, this work sought to know the State of the Art on the Teaching of Modern Cosmology in Brazil. A total of five interventions in the classroom were given and those focused contents such scales of astronomical distance, astronomical spectroscopy, redshift, Hubble's law and the expansion of the universe and the age of the universe, using as initial questioning the Olbers’ Paradox. The activity was analyzed qualitatively using the technique of Content Analysis developed by Laurence Bardin, using data collection tools such as a field diary and questionnaires of assimilation and assessment of the course. Among the reached conclusions, one can highlight the emergence of competencies and skills by students taking into account the content and historical view, a consolidation or emergence of concepts and visions about the universe, plus some evidence pointing to integration of Astrophysics and Modern Cosmology with Modern and Contemporary Physics. Thus, one can infer that in this case, it was entirely plausible to introduce topics of Modern Cosmology and Astrophysics for High School students, according to the theme 'Universe, Earth and Life', recommended by Brazilian official documents. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astrofísica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astrophysics | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
Título: dc.title | Noções de astrofísica e de cosmologia moderna nas aulas de física do ensino médio: uma sequência didática a partir do Paradoxo de Olbers | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: