Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Retorta, Miriam Sester | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Karina Rosse | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-03-04T18:49:27Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:41:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2015-03-04T18:49:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:41:25Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3107 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | LOPES, Karina Rosse. PIBID e inclusão social: carta de reclamação em uma turma de oitavo ano. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171358 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This present paper aims to reflect about the mother tongue teaching-learning through text genres in activities carried out at PIBID with eighth graders from an Elementary School in an urban area in Curitiba. The lesson plan was developed along 19 classes involving the letter of complaint genre which was based in Schneuwly and Dolz (2004), who propose practices through didactic sequences. However, due to Brazilian students’ profiles, it was observed the necessity to make the referred authors’ proposal flexible. Because of that, this EE evaluates the results of a plan whose theoretical basis relied on the Socio-Discursive Interactionism in authors as Bronckart (2012) and text genres in Bazerman (2011). As it is the citizen’s right to complain, via the referred genre, this paper contributes to social inclusion in a broader sense, advocated by Rojo (2010) and Retorta (2012). | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo simbólico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letters | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Social integration | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic interactionism | pt_BR |
Título: dc.title | PIBID e inclusão social: carta de reclamação em uma turma de oitavo ano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: