Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Licheski, Laís Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingues, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2015-02-20T16:58:25Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:41:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:41:25Z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3018 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | DOMINGUES, Fernanda. Redesign de livro didático infantil para a rede pública de ensino. 2014. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/171357 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work is aimed at reproject book of basic childhood education aimed at the inclusion of visually impaired, exploring graphic devices that work interaction and multisensory learning. Moreover, it also intends to study the integration and the development of materials for the blind, in addition to project without losing focus on the feasibility of the project within the schools. The research was conducted in two phases: theoretical and practical. At first, a literature review in which it was obtained fundamental data regarding visual impairment, processes of inclusion and learning in schools, educational resources and employees information regarding braille system and technical standards for writing and printing was performed. The second part can be to split up in: field research, analysis and implementation of similar new copy. Within the field research, and the observation of the environment in which the studied object is inserted, it was possible to conduct interviews with educators and visually impaired students. The main issues addressed and considered for the insertion of a new graphical model were better adaptation of content, figure and printing for blind from new studies on existing tactile graphics devices. From the choice of a book in Braille to be adapted, was given a downgrade in interviews both in terms of content and adaptation of images and graphic design as a whole. So, from these findings, surveys and interviews, it was possible to initiate the development of a new graphic design. First, we sought to new title with updated content. The final design resulted in a volume consisting entirely written in braille, trying to focus mainly on developments concerning Ares content navigation and tactile adaptation of figures, which received relief according to your needs, and assist in educational experience as a whole. Also produced supplementary materials based on magnetic geometric shapes, plus book in ink in which the teacher could assist in reading the full content. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças deficientes - Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes visuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Braille (Sistema de escrita) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros para cegos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities - Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | People with visual disabilities | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Braille | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Braille books | pt_BR |
Título: dc.title | Redesign de livro didático infantil inclusivo para a rede pública de ensino | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: