Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Strogenski, Paulo Juarez Rueda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bianco, Weslley Bruno Armstrong | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2014-07-24T15:39:32Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:39:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2014-07-24T15:39:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:39:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2125 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | BIANCO, Weslley Bruno Armstrong. Modelos cognitivos idealizados para os conceitos de família, realização profissional e trabalho a partir de um grupo de falantes curitibanos. 2013. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/170733 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This project analyzes which are the Idealized Cognitive Models (ICM), from Conceptual Metaphors used for the construction of Conceptual Models FAMILY, WORK and PROFESSIONAL REALIZATION of a group of native speakers of Curitiba. Thus, the corpus consists of interviews with six native speakers. The linguistic phenomena investigated according to the detected metaphors are based on the reference work of Lakoff and Johnson (2002) and Lakoff (1987), formulators of this concept. Nevertheless, the objective of the work is the investigation of which culturally formulated models influence the construction of these cognitive models. In this aspect, the work used is Feltes (2007) as basis for the analysis of Cultural Models (CM). The group of respondents is divided into three age groups and therefore encompasses universes of diverse views about the categories. From the analysis, the results indicate that the social roles of the informants are crucial in the way they experience the metaphors. And in relation to cognitive models surveyed, the concept of FAMILY is seen as fundamental to this community since that influences many metaphorical constructions of other concepts. Nevertheless, it is observed that the entry into the labor market is also an important factor in the consideration of changing of the concept WORK, and as a consequence, in the PROFESSIONAL REALIZATION. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição e cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Semântica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Aspectos sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cognition and culture | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Semantics | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Social aspects | pt_BR |
Título: dc.title | Modelos cognitivos idealizados para os conceitos de família, realização profissional e trabalho a partir de um grupo de falantes curitibanos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: