Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Schütz, Fabiana Costa de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marczewski, Junior Mateus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2014-10-06T20:13:17Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2014-10-06T20:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2555 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | MARCZEWSKI, Júnior Mateus. Energias renováveis: tema gerador no ensino de química. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2012. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/170584 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ce travail présente les résultats d’une recherche liée à l'enseignement de la chimie aidé par le thème global: Énergie Renouvelable. Au Brésil, les biocarburants les plus viables se sont, encore, le biodiesel et l'éthanol. Les processus de production, l’obtention des matières premières et la synthèse de ces composés montrent des réactions chimiques qui peuvent être travaillés en classe. Au cours des trois années du lycée, on peut utiliser les énergies renouvelables pour mettre en relation les classes de chimie et le quotidien des étudiants, ça rends une plus grande facilité de compréhension de la chimie. Tout le contenu lié au jour le jour est mieux absorbé et compris dans n'importe quel domaine, notamment en chimie, où il y a la constante lutte contre l'abstraction. Ce travail a été conçu en renforçant la discipline de chimie dans une école publique en utilisant le thème énergie renouvelable. Les performances des étudiants participant on été comparés à celles des étudiants qui n’ont pas participé au projet. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biomass energy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Renewable energy sources | pt_BR |
Título: dc.title | Energias renováveis: tema gerador no ensino de química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: