Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Viera, Graciela Leila Heep | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Monsani, Jocimara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2014-10-06T20:15:30Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2014-10-06T20:15:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2557 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | MONSANI, Jocimara. Construção e importância da horta escolar nas atividades de educação ambiental no colégio indígena da aldeia Tekoa Ocoy. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/170581 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The Environmental Education (EE) should collaborate with the social responsibility for environmental protection. It must be addressed as the interdisciplinary National Curriculum. With a dynamic teaching practice such as the school garden may be able to address the environmental issues and sustainable development. The indigenous Guarani practice agriculture for subsistence and at this point that environmental education can be contextualized with the school garden, as they establish relations of harmony with the environment where they live. The survey was conducted in São Miguel do Iguaçu/PR, and students of the 1st, 2nd and 3rd grade of High School State School Indigenous Teko Ñemoingo. The goal was to construct and evaluate the usefulness of the school garden as a tool for indigenous students in preparing citizen; provide practical knowledge on managing the garden, growing garden awaken the students and check the interdisciplinary approach to the cross-cutting theme: environmental education. The research was based on a quantitative and qualitative approach, where data collection was carried out based on these questionnaires and data analysis with the formulation of analysis categories that were raised by the researcher and then the data expressed in tables. It was found that it is possible to study the environment with the school garden, the main aspects: learn to take care of the garden and protect the environment and also to study how living things. It is noteworthy in this regard the possibility of working in environmental education through the school garden as it provides numerous benefits. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hortaliças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vegetables | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | pt_BR |
Título: dc.title | Construção e importância da horta escolar nas atividades de educação ambiental no colégio indígena da aldeia Tekoa Ocoy | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: