Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Pereira, Edimir Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cesca, Elizangela Cavazzini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2013-12-13T16:13:22Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:38:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2013-12-13T16:13:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:38:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1580 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | CESCA, Elizangela Cavazzini. Manual de práticas alternativas para o ensino da química. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/170033 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work consisted of assisting in the structuring of a manual of practical chemistry with alternative materials, which are included in content scripts classes for the three years of high school, which aims to assist teachers in conducting experimental classes, and students in chemistry approach to events in their daily lives. The work consisted in standardizing scripts classes developed by students of the project Pibid Chemistry, Pato Branco, in a standard format determined by the project coordinator for the operating practices, and when necessary adaptations and additions were made. The practices manual has twenty-one scripts with simple practical and quick, prioritizing the use of alternative materials and or easily accessible, which can be performed in some other classroom and in the laboratory depending on the complexity and equipment required for execution. The manual also includes suggested exercises and developed in order to enhance learning, with answers at the end of the manual. Practices were tested by pibidianos in order to make sure that they would work. At the end of the paper discussed the importance of experimental classes in the teaching of chemistry, which contextualize the knowledge gained from lectures. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Manuais de laboratório | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Laboratory manuals | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Student teaching | pt_BR |
Título: dc.title | Manual de práticas alternativas para o ensino da química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: