Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Garcia, Nilson Marcos Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mello, Ana Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2013-12-09T19:24:34Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:37:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2013-12-09T19:24:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:37:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1526 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | MELLO, Ana Caroline. A percepção de alunos sobre o papel e o uso do livro didático de física no ensino médio. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/169345 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This work aimed to analyze the role and use of physics textbook in high school, taking as reference the memories that students kept about this teaching resource. Data were obtained from two groups of first year students in Physics from a public university in Brazil, because for the most part they recently completed high school and, in principle, have an affinity with the discipline of physics. The survey instrument was designed with open and closed questions, divided into six blocks with questions that allowed to characterize the respondents and obtain information on the studies undertaken on the books which they had access during their schooling, as well as about the Brazilian distribution programs of textbooks. The questionnaire was adapted of an instrument used by Silva (2012) in his Msc dissertation and questions were designed so that it was possible to identify the relationship established by the student with the textbook used in physics during high school. Of the thirty-six students who answered the questionnaire, eighteen studied in a public school in the period from 2009 to 2012, and of these, on average thirteen used the Physics textbook distributed by National Textbook Program (PNLD). It was possible to verify the dominance of traditional teaching in schools attended by respondents, with frequent references to the use of the blackboard, lectures and solving exercises, with little use of the textbook in and out of the classroom. Nevertheless, the students had a positive view about the textbook, considering that the majority pointed out many positive aspects of their use, emphasizing the importance of the role of teachers to articulate and encourage the use of Physics textbook. It is concluded that it not only the distribution of books in schools is necessary, but also stimuli, conditions and workshops that prepare teachers to use them in their teaching activities with students. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Physics (High school) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | pt_BR |
Título: dc.title | A percepção de alunos sobre o papel e o uso do livro didático de física no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: