Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Stipp, Marcelo Eduardo Freres | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Mateus Mesquita de Paula Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2013-10-16T13:12:02Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:37:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2013-10-16T13:12:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:37:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1412 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | NUNES, Mateus Mesquita de Paula Alves. Métodos para avaliação de impactos ambientais: a lógica fuzzy como ferramenta para tomada de decisões. 2013. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/169269 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Due to the rapid socioeconomic growth worldwide, especially in Brazil, we observe as a result, various environmental impacts caused by such activity, making a necessity its assessment to mitigate these impacts, and a form of evaluation that has been studied lately is through concepts of fuzzy logic as a tool of analysis. Therefore this study investigated the application of a adapted methodology of environmental impact assessment using fuzzy logic as a tool, seeking to help in decision making of researchers and stakeholders in order to deal with the inherent uncertainty of the process of data collection and analysis. The methodology was based on sevaral stages, consisting of: data gathering, fuzzification, fuzzy analysis, desfuzzificação and final analysis, based on the model proposed by Peche and Rodrigues (2009). It was studied environmental vulnerability and made the evaluation of environmental impacts in the valley of the stream of toucans, located in the south of the main district of Londrina / PR, where there were found that the studied place, was with medium vulnerability and it was severely impacted with an found índex of mid-high. There was obtained satisfactory results that showed that this work can serve as a basis for further studies, as long as there is a extended application scope. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental - Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica difusa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact analysis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy logic | pt_BR |
Título: dc.title | Métodos para avaliação de impactos ambientais: a lógica fuzzy como ferramenta para tomada de decisões | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: