Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Strogenski, Paulo Juarez Rueda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Strogenski, Maria José Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2013-07-17T16:39:05Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T14:28:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2013-07-17T16:39:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T14:28:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1070 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | STROGENSKI, Maria José Ferreira. Uma análise diacrônica do verbo ir e suas diferentes significações no português do Brasil. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/168598 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The purpose of this study is to investigate the verb to go over the history of the Portuguese language. The initial hypothesis is that it is possible to demonstrate the changing aspects of the verb in its history. It is based on the Variation Sociolinguistics Theory, from perspective of Linguistic Change and based on ideas of Traugott & Hopper (1993). The approach traces the history of linguistic changes through a diachronic viewpoint study, which occurs through the different meanings of the verb to go in the history of Portuguese since romanço. Examples of the verb to go during centuries are presented as well as an analysis of Morpho‐Syntatics contexts. The results have shown that it is possible to study the grammaticalization process of this in a diachronic study. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística - Verbos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Verbos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) - Verb | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Verb | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | pt_BR |
Título: dc.title | Uma análise diacrônica do verbo ir e suas diferentes significações no português do Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: