Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Santos, Adriana Cabral dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Velho, Francianne dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2013-03-06T19:06:54Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T13:58:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2013-03-06T19:06:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T13:58:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/656 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | VELHO, Francianne dos Santos. Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/167796 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Following the presupposition of French Discourse Analysis, especially, Foucault’s theories, this study proposes to demonstrate, from the procedures for controlling and delimiting discourses, how the media discourses reaffirm and determine a legitimate language conception to be taught at school and accepted by society. To do so, the Brazilian media discourse will be analyzed, produced specifically in May and June 2011, concerning the polemic of the textbook Por uma vida melhor. The media sphere widely published the perspective that the textbook would teach “incorrect Portuguese” due to its presentation of linguistic variation. Accordingly, to comprehend how the media exercises power in the delimitation of meaning by using a game of forgetfulness and evidences. Coercion systems will be investigated and some multimodal text samples of Brazilian television programs that circulated in this polemic will be analyzed. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Television broadcasting news | pt_BR |
Título: dc.title | Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: