Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisorSantos, Adriana Cabral dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVelho, Francianne dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2013-03-06T19:06:54Z-
Data de aceite: dc.date.accessioned2017-03-17T13:58:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2013-03-06T19:06:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2017-03-17T13:58:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/656-
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citationVELHO, Francianne dos Santos. Língua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhor. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/167796-
Resumo: dc.description.abstractFollowing the presupposition of French Discourse Analysis, especially, Foucault’s theories, this study proposes to demonstrate, from the procedures for controlling and delimiting discourses, how the media discourses reaffirm and determine a legitimate language conception to be taught at school and accepted by society. To do so, the Brazilian media discourse will be analyzed, produced specifically in May and June 2011, concerning the polemic of the textbook Por uma vida melhor. The media sphere widely published the perspective that the textbook would teach “incorrect Portuguese” due to its presentation of linguistic variation. Accordingly, to comprehend how the media exercises power in the delimitation of meaning by using a game of forgetfulness and evidences. Coercion systems will be investigated and some multimodal text samples of Brazilian television programs that circulated in this polemic will be analyzed.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTelevision broadcasting newspt_BR
Título: dc.titleLíngua e ensino nas redes do poder: análise discursiva dos programas jornalísticos televisivos Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e CQC acerca da polêmica do livro didático Por uma Vida Melhorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.