Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Santos, Larissa Macedo dos | - |
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Vestena, Mauro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Loregian, André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2012-12-06T16:52:31Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T13:48:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2012-12-06T16:52:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T13:48:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/558 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | LOREGIAN, André. Elaboração e contextualização de equipamentos didáticos alternativos para o ensino de Química. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/167554 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nowadays, laboratory practice has been commonly used in order to make the class more attractive Chemistry, and relate theories studied in the classroom with the student's daily life. With the purpose of reducing costs for installation and maintenance of Chemistry laboratory to produce the necessary conditions for the development of a class, this work aims at bringing together equipment that could be built by reusing low-cost alternative materials, and reusing disposables. For this, a survey was made of existing possibilities, with subsequent construction of equipment, followed the completion of a lecture demonstration for teachers of a school of public Pato Branco - PR and students of Universidade Federal do Paraná and participants from Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - this program, applied this teaching unit. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios químicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High School) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical laboratories | pt_BR |
Título: dc.title | Elaboração e contextualização de equipamentos didáticos alternativos para o ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: