Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
???dc.contributor.advisor???: dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marcio Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sefstrom, Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2012-04-09T15:01:33Z | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2017-03-17T13:40:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2012-04-09T15:01:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2017-03-17T13:40:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/297 | - |
???dc.identifier.citation???: dc.identifier.citation | SEFSTROM, Carolina. Elaboração de material didático para o ensino de análise instrumental. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://www.educapes.capes.gov.br/handlecapes/166974 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Currently, demand is distinct from traditional pedagogy. Something that makes the teacher a mediator in a subject group of students using a method that achieves the ultimate goal of a classroom: learning from them. The process of teaching and learning requires more than the teacher transfer the contents so that students feel attracted to the subject. Thus, the resource materials are the role of mediators, both for teachers who can teach in a dynamic way, and for students interested in the content, developing their learning significantly. The use of alternative methodologies does not replace traditional teaching, but to fill the gaps that the traditional method ends up leaving. It is a renewal in the way of teaching, combining theory and practice, making these alternative activities the student closer to reality. The objective of this study was to develop an educational resource, through use and reuse of parts and the structure of a spectrophotometer monofeixe damaged, as well as the evaluation of this as a teaching tool in the discipline of Instrumental Analysis. The main results indicated that there was a better understanding of the functioning of the device by the students, since evaluating the activities, presented the highest percentage of correct answers was the one who disposed of the teaching resource as a basis for explanation. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | pt_BR |
Título: dc.title | Elaboração de material didático para o ensino de análise instrumental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: