
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Câmara dos Deputados | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueira, Rafaela Heinzelmann | - |
| Autor(es): dc.creator | Morales Sánchez, José Manoel | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Élcio Gomes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-08-11T11:01:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-08-11T11:01:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1186829 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo analisa a relação entre forma arquitetônica e estrutura nos edifícios projetados por Milton Ramos em Brasília, destacando o conceito de Forma Estrutural, introduzido por Siegel (1960). O estudo investiga como a estrutura pode determinar a expressão arquitetônica, com base nos princípios da Arte Estrutural definidos por Billington (1983): eficiência, economia e elegância. A pesquisa inclui um levantamento bibliográfico sobre Forma Estrutural e métodos de análise estrutural, seguido de um estudo sobre a trajetória profissional de Milton Ramos e suas obras mais representativas. Para aprofundar a análise, o artigo foca no Oratório do Soldado, edifício religioso projetado por Ramos e construído pelo Exército Brasileiro. A metodologia adotada envolve a construção de um modelo computacional qualitativo utilizando o software Ftool, que permitiu examinar os esforços estruturais atuantes no edifício. Os gráficos de momento fletor gerados pelo software indicam que a distribuição dos esforços na estrutura do Oratório está diretamente relacionada à sua forma arquitetônica. Isso demonstra o conhecimento técnico de Ramos e sua habilidade em criar edificações com forte impacto visual e estruturalmente eficientes. Além do Oratório do Soldado, outras obras de Milton Ramos são destacadas, como o Estádio Pelezão (já demolido), o Instituto Histórico e Geográfico do DF e o Ginásio do Clube CASSAB. Essas construções evidenciam a aplicação do conceito de Forma Estrutural em sua prática profissional. A pesquisa conclui que a análise qualitativa computacional se mostra uma ferramenta valiosa para compreender a interação entre estrutura e forma arquitetônica. O estudo reforça a importância de profissionais como Milton Ramos para a Arquitetura Moderna de Brasília e para a formação de novos arquitetos e engenheiros. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Pontes e Estruturas | - |
| Relação: dc.relation | https://cbpe2025.com.br/trabalhos/uploads/id_0019.pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura moderna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ramos, Milton | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concreto armado | - |
| Título: dc.title | A forma estrutural na obra do arquiteto Milton Ramos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: