
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Josiane Sousa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-07-21T17:36:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-07-21T17:36:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Josiane Sousa de Oliveira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1181030 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investiga as lacunas e os silenciamentos nos materiais didáticos de História utilizados no estado de Mato Grosso, no que tange à participação feminina na resistência à ditadura militar brasileira. A pesquisa parte da crítica à “história única”, discutida por Chimamanda Adichie (2019), a fim de questionar a narrativa oficial que frequentemente relega as mulheres à invisibilidade. No primeiro capítulo, estabelece-se o debate teórico sobre gênero e a inserção das mulheres na história, utilizando as perspectivas de Joana Pedro (2011), Mary Del Priore (2020) e Patricia Hill Collins (2020), articuladas às análises de Marcos Napolitano (2024) e Marcelo Ridenti (1990) sobre o período ditatorial. No segundo capítulo, realiza-se um diagnóstico crítico do livro didático de Gilberto Cotrim (coleção 2018-2020) e dos materiais estruturados da Fundação Getulio Vargas (FGV), adotados em Mato Grosso (2022-2024), de modo a evidenciar a persistente invisibilidade feminina nessas narrativas. Ademais, a problemática é aprofundada mediante a análise da consciência histórica discente, a qual revela a percepção dos(as) estudantes frente a tais ausências. Diante desse cenário, e fundamentado nos conceitos de memória de Michael Pollak (1992), na história das sensibilidades de Margareth Rago (2013), e no pensamento de bell hooks (2024) e de Grada Kilomba (2019), o terceiro capítulo apresenta a aula-oficina como metodologia para subversão do silêncio. Baseada em Isabel Barca (2004), Marlene Cainelli (2011) e Ana Squinelo (2024), a proposta metodológica utiliza fontes e trajetórias discutidas por Renata Meirelles (2011), Marta Rovai (2013) e Ary Cavalcanti Junior (2024). A pesquisa culmina na proposição de um produto educacional que transcende a mera transmissão de conteúdos, uma vez que visa converter a sala de aula em um laboratório de investigação e reparação histórica. Ao confrontar o “silêncio das fontes” por meio de metodologias ativas e do uso de narrativas biográficas, a proposta possibilita que os(as) educandos(as) desenvolvam uma consciência histórica crítica e empatia, reconhecendo o protagonismo das mulheres como pilar indispensável da resistência e da construção democrática. Outrossim, este trabalho oferece subsídios teóricos e práticos para que o ensino de História atue como uma ferramenta de justiça reparatória e devolva às mulheres o lugar de sujeitas ativas na memória coletiva nacional. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 14.921kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ditadura Militar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo feminino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aula oficina | pt_BR |
| Título: dc.title | Subvertendo o silêncio: o protagonismo feminino na ditadura militar e os descaminhos do material didático em Campo Novo do Parecis-MT | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao_JOSIANE_SOUSA_DE_OLIVEIRA.pdf | 14,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1181030/2/Dissertacao_JOSIANE_SOUSA_DE_OLIVEIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons