
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Ana Paula Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bardasson, Beatriz Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Camilly dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Juliana Marins | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Maria Rita Jardim | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Maria Vitória Lange da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Brum, Ana Karine Ramos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Karinne Cristinne da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-07-08T02:33:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-07-08T02:33:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-07-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1180762 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido para a disciplina Educação no Campo da Saúde ministrada para o curso de Enfermagem na Universidade Federal Fluminense, com o objetivo de conscientizar acompanhantes de pacientes hospitalizados sobre a importância dos cuidados de prevenção e controle de infecções no ambiente hospitalar. O material é composto por um kit educativo contendo álcool em gel, máscara e folder informativo, além de cartazes de orientação visual para serem afixados em espaços estratégicos do hospital. A proposta destaca que o cuidado do acompanhante vai além da presença junto ao paciente, envolvendo atitudes simples e essenciais, como a higienização correta das mãos, o uso adequado de máscara e a adoção de medidas que reduzem a transmissão de microrganismos. O folder apresenta informações sobre a importância da higiene das mãos, do uso de máscara, dos cuidados com adornos, unhas e circulação na zona do paciente, reforçando que essas práticas protegem o paciente, o acompanhante, os profissionais e a comunidade. Os cartazes complementam a ação educativa com mensagens objetivas e de fácil visualização, incentivando a corresponsabilidade pela segurança do paciente. Assim, o produto contribui para fortalecer práticas educativas em saúde, ampliar a participação dos acompanhantes no cuidado seguro e favorecer a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança do paciente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Higienização das mãos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Infecções hospitalares | pt_BR |
| Título: dc.title | Campanha: Seu Cuidado Vai Além da Companhia! | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Graduação em Enfermagem | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação no Campo da Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Imagens | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| IMG_9285.png | 2,62 MB | image/png | ![]() /bitstream/capes/1180762/2/IMG_9285.pngDownload | |
| IMG_9284.png | 1,85 MB | image/png | ![]() /bitstream/capes/1180762/3/IMG_9284.pngDownload | |
| IMG_9265.jpeg | 2,37 MB | JPEG | ![]() /bitstream/capes/1180762/4/IMG_9265.jpegDownload | |
| FOLDER.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1180762/5/FOLDER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons