
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE CARVALHO LIMA, EMERSON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-06-18T19:18:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-06-18T19:18:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação EMERSON DE CARVALHO 2022 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1180145 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar, com base no conhecimento histórico e no conhecimento escolar inerente ao ensino básico, os terremotos ocorridos em 1986 no município de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é investigar com alunos do 9º ano do ensino fundamental a relação entre os homens e as mulheres com fenômenos da natureza, compreendendo de que maneira as ações humanas podem favorecer a ampliação dos efeitos das catástrofes naturais. O estudo possibilita que alunos da escola básica vivenciem a experiência de estudar os fenômenos da natureza relacionados com a história social e cultural. Trata-se de uma pesquisa que trabalha com uma temática local – os terremotos de João Câmara – que se universaliza na medida em que discute uma questão universal: o relacionamento dos homens e das mulheres com a natureza. Aborda como o uso das memórias individuais e coletivas em torno dos terremotos se constitui em uma importante estratégia para o trabalho com a construção das identidades locais, uma vez que permite que sejam estabelecidas relações com espacialidades e temporalidades distintas. Como apêndice do trabalho é apresentado um produto – que é uma exigência do ProfHistória – que é uma Caixa de História, composta por oficinas de trabalho. Cada oficina é organizada em temáticas relacionadas aos terremotos e estão estruturadas a partir de textos, imagens e vídeos para análises e por questões para serem respondidas pelos alunos. Em cada oficina há um detalhamento metodológico a ser adotado pelo professor. Ao final da produção pode-se constatar a eficiência dos estudos da natureza como conteúdos históricos para o aluno conhecer melhor o mundo em que vive. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria; Ensino de História. História Local. Natureza. Terremoto. Cidade de João Câmara. | pt_BR |
| Título: dc.title | A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação EMERSON DE CARVALHO 2022.pdf | Dissertação | 5,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1180145/2/Dissertação EMERSON DE CARVALHO 2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons