
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DO NASCIMENTO GOMES MARINHO, CLAUDIANA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-06-18T01:11:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-06-18T01:11:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação CLAUDIANA DO NASCIMENTO 2024 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1180111 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação aborda o fascismo e suas manifestações contemporâneas, com ênfase no ensino de História nas escolas. Desenvolvida na Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, em Natal, Rio Grande do Norte, a pesquisa é direcionada aos estudantes do 9º ano. Diante do crescimento global de movimentos e discursos extremistas, a relevância desta dissertação torna-se ainda mais evidente. O trabalho contribui para a formação de cidadãos críticos e engajados, capazes de reconhecer e enfrentar a intolerância. Para a realização da pesquisa, foram analisados seis livros didáticos de História do 9º ano, todos inseridos no Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD). O principal objetivo da pesquisa é analisar a representação do fascismo nesses livros com o intuito de compreender como os ideais de nazifascismo e integralismo são abordados e discutidos. O foco será avaliar se esses temas são contextualizados de maneira a permitir uma ligação clara com o cenário atual, garantindo que os estudantes possam reconhecer as manifestações contemporâneas dessas ideologias. Outrossim, examinar a ausência de discussões sobre o genocídio africano durante o imperialismo alemão e italiano, que foi uma espécie de preâmbulo do Holocausto, um ensaio. Por fim, desenvolver um caderno de atividades que incentive a empatia histórica entre os estudantes, fazendo-os desenvolver empatia pelas vítimas de regimes fascistas e que cultivem uma postura crítica em relação a essas ideologias. O produto é um caderno de atividades voltado para o ensino de história, que aborda o fascismo e suas consequências, promovendo discussões sobre eventos históricos relevantes. Este material, projetado para professores e professoras de História do ensino básico, busca conectar o passado com questões contemporâneas, estimulando uma compreensão da história e suas implicações. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistoria; Ensino de História. Empatia. Empatia Histórica. Livros didáticos. Fascismo. Nazifascismo. | pt_BR |
| Título: dc.title | O FASCISMO NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação CLAUDIANA DO NASCIMENTO 2024.pdf | Dissertação | 3,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1180111/2/Dissertação CLAUDIANA DO NASCIMENTO 2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons