
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bittencourt, Pedro Augusto Peixoto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Carlos Roberto Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Lazaroni, Felipe Mateus | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Mirella Domingos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Vinicius Basilio Tavares da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-30T11:40:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-30T11:40:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unifoa.edu.br/handle/123456789/12892 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1178120 | - |
| Descrição: dc.description | A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação de grande complexidade, formada pelo osso temporal com a mandíbula bilateralmente. Possui uma gama de estruturas que a formam como, por exemplo, disco articular, almofada retrodiscal e/ou tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, além de ligamentos e músculos. A ATM depende da boa harmonia entre seus componentes para um bom funcionamento. O disco articular é um componente ativo, que transforma a ATM em uma articulação composta, ao invés de simples. O único osso que se move quando abrimos a boca é a mandíbula, o temporal serve apenas como base, sem movimentar-se. O movimento de rotação é realizado pela cabeça da mandíbula (côndilo) dentro da fossa mandibular, quando ocorre uma pequena abertura de boca. No entanto, para uma abertura de maior amplitude, é necessário que o disco da articulação temporomandibular e o côndilo mandibular, saiam da fossa e deslizem pela eminência articular do osso temporal, esse movimentoé denominado de translação. Durante esses movimentos, principalmente o de translação, podem ocorrer algumas interferências na ATM, desarmonizando-a. Um desses problemas é o deslocamento anterior do disco articular, podendo haver deslocamento do disco como ou sem redução. O objetivo dessa revisão de literatura foielucidar como ocorre a adaptação do organismo em caso de deslocamento anterior dodisco articular e possíveis tratamentos para a articulação temporomandibular. Partindo desde a sintomatologia até os tipos de tratamentos, incluindo: conservador (placas oclusais) e cirúrgicos (Manipulação Mandibular Assistida com Aumento de Pressão Hidrostática, artrocentese, artroscopia e ancoragem do disco). Os resultados da revisão demonstraram um consenso de que uma articulação afetada, mesmo depois dos tratamentos e o organismo se readaptando, pode permanecer sequelas, mas não pode haver dor. | - |
| Descrição: dc.description | 33 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Universitário de Volta Redonda | - |
| Publicador: dc.publisher | UniFOA | - |
| Publicador: dc.publisher | Biblioteca | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Articulação Temporomandibular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disco da Articulação Temporomandibular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Côndilo Mandibular | - |
| Título: dc.title | Deslocamento anterior do disco articular e adaptação da articulação temporomandibular: possíveis tratamentos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional do UniFOA | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: