
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Luciana Porto de | - |
| Autor(es): dc.creator | Mello, Angélica Tolentino de | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Jennifer Queiroz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-30T11:40:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-30T11:40:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unifoa.edu.br/handle/123456789/13034 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1177825 | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objetivo geral, apresentar os principais desafios que as PCDs têm ao ingressar no mundo do trabalho, devido ao capacitismo. A metodologia aplicada baseia-se em pesquisa bibliográfica e bibliométrica com intuito de adquirir informações nos artigos mais citados em um período de dez anos na área de preconceito contra pessoas portadores de deficiência. Foi constatado que uma das principais barreiras encontradas, foram o preconceito e a discriminação contra essa minoria. Observou-se através do estudo que independente do porte da empresa e segmento, é possível realizar a inserção e inclusão das pessoas com deficiência, colocando-se em relevância que há necessidade de praticar a reflexão e informação sobre a deficiência. Conclui-se que o capacitismo ocorre devido as empresas não promoverem a inclusão, pois o capacitismo é visto de várias formas, seja na falta de acessibilidade, discriminação na contratação, atitudes ofensivas ou exclusão de pessoas com deficiência, dentre outras. Ao promover a inclusão se quebra as barreiras do preconceito e transforma o mal hábito em educação e respeito ao próximo. | - |
| Descrição: dc.description | 23 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Universitário de Volta Redonda | - |
| Publicador: dc.publisher | UniFOA | - |
| Publicador: dc.publisher | Biblioteca | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PCDs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacitismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração - monografia | - |
| Título: dc.title | Inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: capacitismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional do UniFOA | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: