
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Escorsim, Daniel Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Koenigkam, Camilla Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Ysabella Helena Nascimento de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-30T11:38:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-30T11:38:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unifoa.edu.br/handle/123456789/13307 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1176949 | - |
| Descrição: dc.description | O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre as mulheres, representando uma significativa carga de morbidade e mortalidade. No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é responsável por cerca de 66.000 novos casos por ano, sendo a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Os avanços nos métodos de diagnóstico precoce e tratamento melhoraram substancialmente as taxas de sobrevivência, entretanto, muitas pacientes continuam enfrentando uma série de desafios físicos e psicossociais após o diagnóstico e durante o tratamento. Além dos desafios diretamente relacionados ao câncer de mama, uma parcela significativa dessas pacientes também é diagnosticada com doenças osteoarticulares, como osteoartrite, osteoporose e artrite reumatoide. Embora a associação entre câncer de mama e doenças osteoarticulares seja reconhecida, a extensão e a natureza específica dessa interação ainda não são completamente compreendidas. Com isso, o objetivo desse estudo foi investigar a prevalência e a natureza das doenças osteoarticulares em pacientes com câncer de mama, particularmente aquelas que estão em tratamento com inibidores de aromatase. Além disso, pretende-se explorar os desafios específicos enfrentados por essas pacientes em termos de dor, mobilidade e risco de complicações, bem como avaliar as vitaminas e sais minerais para uma melhora no quadro dos pacientes. Foram realizados estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e revisões publicadas nos últimos 5 anos que investigam a relação entre câncer de mama e doenças osteoarticulares. Os resultados mostraram que uma porcentagem significativa das pacientes desenvolveu artralgia durante o tratamento, o que pode ser considerado uma forma de doença osteoarticular, enquanto a literatura clínica documenta os desafios únicos enfrentados por esses pacientes em termos de dor, mobilidade reduzida e risco aumentado de complicações. Como conclusão, há uma grande prevalência de doenças osteoarticulares nos pacientes tratados por inibidores de aromatase, causando muitos sintomas adversos, tais como artralgia, osteoporose entre outros, causados principalmente por falta cálcio. Com isso, pretende-se levar as recomendações para uma melhor gestão nutricional, com o objetivo de reduzir os efeitos adversos e melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. | - |
| Descrição: dc.description | 33 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Universitário de Volta Redonda | - |
| Publicador: dc.publisher | UniFOA | - |
| Publicador: dc.publisher | Biblioteca | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nutrição - monografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças osteoarticulares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Câncer de mama – pacientes - nutrição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inibidores de aromatase – tratamento | - |
| Título: dc.title | Nutrição e doenças osteoarticulares em paciente com câncer de mama | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional do UniFOA | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: