
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ana Paula Cunha | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardo, Gildo Felipe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-04-30T11:33:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-04-30T11:33:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unifoa.edu.br/handle/123456789/13628 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1175382 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo ampliar a oferta de estratégias didáticas voltadas para docentes do curso de Licenciatura relativas à modalidade de Educação de Jovens e Adultos na educação básica. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o intuito de identificar a EJA na dimensão das produções acadêmicas. Foi realizada também uma revisão bibliográfica, para fundamentar conceitualmente a pesquisa. Além das revisões, realizou-se uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários semiestruturados, com o propósito de obtenção de dados referentes às dificuldades observadas pelos docentes da educação básica ao atuarem na modalidade de EJA e identificar elementos associados ao ensino que colaborassem para a elaboração do protótipo do produto. O Project Based Learning - PBL se coloca nesta pesquisa como possibilidade de ampliação de estratégias didáticas para docentes vinculados aos cursos de Licenciaturas. Optou-se por alocar o PBL em um website cuja estrutura atenda as características constitutivas de um portal que viabilize um certo tipo de comunicação pública. A última etapa da pesquisa baseou-se na apresentação do PBL já configurado para website apresentado para apreciação dos docentes vinculados ao ensino superior e docentes da educação básica. Estes grupos apresentaram suas percepções sobre o produto. Com base nas técnicas de obtenção de dados identificou-se na revisão de literatura a insipiência das produções acadêmicas relativas à Educação de Jovens e Adultos. Quanto aos dados originados dos questionários, identifica-se a ausência de materiais didáticos específicos que contribuam para a intervenção pedagógica na modalidade investigada. Reconhece-se também que o Produto proposto não resolverá a demanda maior de formação do docente para atuar na EJA, embora abra um caminho para refletirmos e ampliarmos estudos e pesquisas que garantam a visibilidade das políticas voltadas para a população de Jovens, Adultos e Idosos que não tiveram escolarização adequada. | - |
| Descrição: dc.description | 103 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Universitário de Volta Redonda | - |
| Publicador: dc.publisher | UniFOA | - |
| Publicador: dc.publisher | MECSMA | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MECSMA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências da saúde - dissertação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens e adultos - educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos - aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - docente - formação | - |
| Título: dc.title | Project based learning aplicado à educação de jovens, adultos e idosos | - |
| Título: dc.title | Project-based learning applied to the education of young people, adults, and the elderly | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional do UniFOA | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: