
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Jozymar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-24T16:56:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-24T16:56:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Mestrado Jozymar Farias | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1174330 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação "O ensino de Filosofia no contexto da Hipermodernidade: uma leitura a partir de Gilles Lipovetsky" analisa o descompasso entre o atual currículo de Filosofia e as exigências da hipermodernidade, conforme conceituada por Gilles Lipovetsky. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se nas obras do autor para demonstrar como o ensino filosófico permanece ancorado em uma visão moderna, enquanto a sociedade contemporânea se caracteriza pelo consumismo, individualismo exacerbado e aceleração tecnológica. Nesse cenário, também dialoga com autores como Anthony Giddens, Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli e Zygmunt Bauman, cujas reflexões ajudam a compreender os contornos líquidos, os processos de reflexividade, a crise dos grandes relatos e o surgimento de novas formas de sociabilidade na contemporaneidade. Esse desajuste curricular se manifesta na dificuldade de estabelecer conexões significativas entre os conteúdos filosóficos e as vivências de estudantes, tornando o ensino pouco envolvente e distante das realidades emergentes. Além disso, a rápida transformação dos paradigmas contemporâneos intensifica a defasagem entre o pensamento filosófico tradicional e as novas subjetividades que emergem na hipermodernidade. Diante desse cenário, a dissertação propõe a necessidade de uma problematização curricular que contemple essas novas dinâmicas, possibilitando um ensino de Filosofia mais alinhado às demandas da hipermodernidade. Como produto educacional, foi desenvolvido um e-book intitulado “O ensino de Filosofia no contexto da Hipermodernidade: uma leitura a partir de Gilles Lipovetsky”, cujo objetivo é tornar os conceitos filosóficos mais acessíveis e conectados à realidade dos/as estudantes. A proposta visa não apenas aproximar a Filosofia do universo juvenil, mas também incentivar uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, contribuindo para que os/as estudantes compreendam criticamente a sociedade hipermoderna em que estão inseridos. A análise evidencia que o currículo da disciplina de Filosofia, estruturado a partir de bases modernas, não acompanha as transformações sociais, culturais e tecnológicas, o que compromete sua relevância no contexto educacional atual. A permanência de abordagens clássicas e a ausência de reflexões mais próximas da realidade hipermoderna resultam em um ensino que, muitas vezes, não dialoga com as expectativas e necessidades dos/as estudantes nascidos/as na era digital. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 181 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Hipermodernidade. Gilles Lipovetsky. Educação. | pt_BR |
| Título: dc.title | LOSOFIA NO CONTEXTO DA HIPERMODERNIDADE: uma leitura a partir de Gilles Lipovetsky | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação de Mestrado.pdf | 69,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1174330/2/Dissertação de Mestrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons