
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alves, Mariana Simas Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Rogério Mendes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T20:58:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T20:58:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://petrus.cp2.g12.br/handle/123456789/3240 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1173958 | - |
| Descrição: dc.description | 61 p. | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: p. 59-61 | - |
| Descrição: dc.description | O Produto Educacional foi produzido em conjunto com a Dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, intitulada “A literatura infantil afro-brasileira como um recurso pedagógico para a implementação de práticas decoloniais”. O estudo teve uma abordagem qualitativa e como objetivo principal o desenvolvimento desse produto, pautado por uma perspectiva decolonial, em colaboração com professores que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental, tanto na rede pública quanto privada, no Brasil. A motivação central para essa pesquisa surgiu da urgência em implementar práticas pedagógicas que promovessem uma reflexão mais profunda sobre a representatividade étnico-racial na escola. O intuito era criar condições para que crianças negras vivenciassem um ambiente escolar permeado pela igualdade, valorização, representatividade e empoderamento, rompendo com os referenciais eurocêntricos frequentemente internalizados no ambiente educacional, incluindo obras de Literatura Infantil. No âmbito desse contexto, foi elaborado o curso “Educação antirracista: um caminho a partir da Literatura Infantil Afro-Brasileira”. O curso foi concebido para proporcionar aos educadores uma oportunidade de reflexão sobre diversos aspectos relacionados à prática da leitura literária m sala de aula, com ênfase na importância do uso de livros protagonizados e escritos por negros(as) brasileiros(as). Esse enfoque está alinhado com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. A proposta do curso se encaixa na necessidade de formação continuada de educadores sob a perspectiva antirracista, em consonância com estudos de autores como Gomes (2003, 2008) e Munanga (2000), e explora novas abordagens na leitura literária em sala de aula, buscando a representatividade e valorização da identidade racial negra. A partir das discussões promovidas durante o curso de extensão e das contribuições dos docentes participantes, foram elaboradas propostas de atividades destinadas a turmas do 1º ao 5º ano dos anos iniciais, visando concretizar reflexões sobre representatividade negra, empoderamento e educação antirracista. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Imperial Editora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil brasileira - Influências africanas - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação decolonial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representatividade racial | - |
| Título: dc.title | Literatura infantil afro-brasileira: um mergulho em suas possibilidades | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional Petrus - Colégio Pedro II | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: