
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Andrea Galvão de | - |
| Autor(es): dc.creator | Bitencourt, Rayara Monnier Silveira Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T20:58:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T20:58:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://petrus.cp2.g12.br/handle/123456789/3406 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1173957 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta final desta pesquisa é a apresentação de uma atividade didática que vise romper preconceitos e promover a inclusão e maior aceitabilidade do autista, não somente no contexto escolar. Nosso objetivo principal é analisar a materialidade discursiva presente em propagandas sobre autismo/autistas. No que diz respeito ao aporte teórico, a pesquisa tem como base a escola francesa de Análise do Discurso (AD), e nos respaldamos nos fundamentos dos autores Pechêux (1988), Orlandi (1999), Courtine (2006) e Souza (2001) com o intuito de refletirmos sobre a Análise do Discurso e seus princípios teóricos. Apoiando nos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), abordamos as definições do autismo e, também, discutimos acerca das leis brasileiras que abordam a inclusão dos deficientes na sociedade tal qual das que ratificam os direitos dos autistas na educação. A culminância deste estudo é a elaboração de uma atividade de compreensão leitora autoral e reflexiva, conforme propõe os estudos de Vargens e Freitas (2010) e Solé (1992). Para atingir tal propósito, utilizamos o gênero discursivo propaganda, seguindo os preceitos de Bakhtin (2003) e Rojo e Barbosa (2015), e refletimos sobre o que são os gêneros discursivos e a necessidade de implementação nas aulas de Educação Básica, visando tratar os conceitos apresentados ao longo desta pesquisa. | - |
| Descrição: dc.description | La propuesta final de esta pesquisa es la presentación de una actividad que vise romper prejuicios y promover la inclusión y mayor aceptabilidad del autista, no solo en contexto escolar. Nuestro objetivo principal es analizar la materialidad discursiva presente en propagandas sobre autismo/autistas. En lo que se refiere al aporte teórico, la pesquisa tiene como base la escuela francesa del Análisis del Discurso (AD), y nos apoyamos en los fundamentos de los autores Pechêux (1988), (1999), Courtine (2006) y Souza (2001) con el intuito de que reflexionemos sobre el Análisis del Discurso y sus principios teóricos. Apoyándonos en el Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), abordamos las definiciones del autismo, y, también, discutimos sobre las leyes brasileñas que abordan la inclusión de los deficientes en la sociedad tal cuál las que ratifican lo derechos de los autistas en la educación. La culminación de este estudio es la elaboración de una actividad de comprensión lectora autoral y reflexiva, como propone los estudios de Vargens e Freitas (2010) y Solé (1992). Para alcanzar tal propósito, utilizamos el género propaganda, siguiendo los preceptos de Bakhtin (2003) e Rojo e Barbosa (2015), y reflexionamos sobre lo que son los géneros discursivos y la necesidad de la implementación en las clases de Educación Básica, con el intuito de tratar los conceptos presentados a lo largo de esta pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Propaganda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
| Título: dc.title | Representações do espectro autista: a inclusão por meio de propagandas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional Petrus - Colégio Pedro II | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: