
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Souza, Marcel Cavalcante de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Kuperman, Esther | - |
| Autor(es): dc.creator | Salvador, Marco Antônio Santoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T20:58:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T20:58:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://petrus.cp2.g12.br/handle/123456789/2561 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1173661 | - |
| Descrição: dc.description | 17 p. | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: p. 17 | - |
| Descrição: dc.description | O texto aborda iniciativas para reduzir a violência nas escolas, promovendo uma cultura de paz e valores como empatia e solidariedade, especialmente no contexto das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Apresenta a "Oficina Educando Encena", voltada para crianças de 9 a 12 anos da rede pública, que busca ouvir os estudantes sobre suas experiências e utilizar arte e movimento para fomentar a criatividade e a conscientização crítica. A proposta é uma pesquisa-ação realizada em uma escola da comunidade do Rio das Pedras, entre março e maio de 2016. O objetivo não é fornecer um manual para os educadores, mas sim incentivá-los a explorar novas abordagens pedagógicas que permitam aos alunos questionar sua realidade. O texto enfatiza a importância do diálogo e da educação para a compreensão, visando transformar a cultura escolar e combater a violência. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Imperial Editora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro do oprimido | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
| Título: dc.title | Educando encena: oficina pedagógica para crianças | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional Petrus - Colégio Pedro II | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: