
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baptista, Arthur José | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Ingrid Beatriz Gomes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T20:57:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T20:57:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://petrus.cp2.g12.br/handle/123456789/2808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1173643 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho faz reflexões acerca de estratégias aliadas no processo de ensino aprendizagem de jovens oriundos de favelas cariocas, mais especificamente do Complexo do Alemão, a partir do diálogo com grandes autores da área na busca de uma educação verdadeiramente emancipadora que prepare o educando para o efetivo exercício da cidadania e que colabore para que este entenda sua origem, seu lugar e seu papel dentro da sociedade em que vive. Visa-se entender os processos históricos de formação e organização da sociedade brasileira para que seja possível uma compreensão de suas nuances e complexidades a fim de que se possa transformá-las. As reflexões aqui presentes também têm como objetivo divulgar a história do Complexo do Alemão e fornecer dados para que outras atividades e projetos sejam elaborados a partir desse tema, aguçando, assim, a criatividade do professor-leitor. Além disto, são feitas sugestões para a elaboração de propostas pedagógicas com base na leitura de dois Cordéis: Apocalipse no Complexo do Alemão e Dico e a Invasão do Alemão. | - |
| Descrição: dc.description | This paper reflects on strategies used in the teaching and learning process of young people from Rio de Janeiro’s favelas, more specifically from Complexo do Alemão, based on dialogue with leading authors in the field in search of a truly emancipatory education that prepares students for the effective exercise of citizenship and helps them understand their origins, place and role within the society in which they live. The aim is to understand the historical processes of formation and organization of Brazilian society so that it is possible to understand its nuances and complexities in order to transform them. The reflections presented here also aim to disseminate the history of Complexo do Alemão and provide data for other activities and projects to be developed based on this theme, thus sharpening the creativity of the teacher-reader. In addition, suggestions are made for the development of pedagogical proposals based on the reading of two cordéis: Apocalipse no Complexo do Alemão and Dico e a Invasão do Alemão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da África - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura de cordel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexo do Alemão (Rio de Janeiro, RJ) | - |
| Título: dc.title | O ensino da história das favelas: o Complexo do Alemão através da Literatura de Cordel - Reflexões e Sugestões Pedagógicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional Petrus - Colégio Pedro II | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: