
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Onofre, Patricia Carvalho de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Eliane Oliveira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T20:56:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T20:56:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://petrus.cp2.g12.br/handle/123456789/2729 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1173035 | - |
| Descrição: dc.description | Por meio dos livros didáticos (LD) de espanhol, a cultura do outro pode vir a acrescentar uma nova visão de mundo e um olhar respeitoso para a pluralidade e as diferenças. No aprimoramento dos estudos culturais, encontra-se o multiculturalismo crítico, que propõe a valorização e o respeito às diferenças, denunciando preconceitos e estereótipos. Através dessa ótica, são analisados dois LDs de língua espanhola e, como resultado, observa-se que o multiculturalismo crítico no LD anterior ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) está presente de forma sucinta e discreta, enquanto que o LD aprovado no PNLD, publicado sob as recomendações do Edital do Programa, vem demonstrar que se passou a dar mais voz à diferença, à diversidade e às minorias, com o intuito de formar um aluno crítico e ciente da importância de se respeitar a alteridade. | - |
| Descrição: dc.description | Por medio de los libros didácticos (LD) de español, la cultura del otro puede venir a añadir una nueva visión de mundo y una mirada respetuosa hacia la pluralidad y las diferencias. En el avance de los estudios culturales, se encuentra el multiculturalismo crítico, que propone la valoración y el respeto a las diferencias, denunciando prejuicios y estereotipos. A través de esa óptica, se analizan dos LDs de lengua española y, como resultado, se observa que el multiculturalismo crítico en el LD anterior al Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) está presente de forma sucinta y discreta, mientras que el aprobado en el PNLD, publicado bajo las recomendaciones del Edital del Programa, demuestra que se ha dado más voz a la diferencia, a la diversidad y a las minorías, con el intuito de formar un alumno crítico y consciente de la importancia de respetarse la alteridad. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão em educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minorias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem crítica | - |
| Título: dc.title | O multiculturalismo no livro didático de espanhol: pela pluralidade e pelo respeito as diferenças | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional Petrus - Colégio Pedro II | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: