
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva Filho, Osmar Soares da | - |
| Autor(es): dc.creator | Afonso, Pablo Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-03-13T20:55:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-03-13T20:55:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://petrus.cp2.g12.br//handle/123456789/3853 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1172992 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo busca apresentar um debate e uma reflexão acerca de práticas pedagógicas em sala de aula, no ensino básico, a partir do pensamento decolonial. Para isso, apresenta um debate com referenciais teóricos, contendo algumas das principais bibliografias sobre o tema e um breve histórico de movimentos e intelectuais que foram fundamentais para as questões que hoje se colocam no debate decolonial. A partir dessa base teórica, trata também de exemplificar, através de algumas práticas pedagógicas autorais, a possibilidade de trabalhar com o pensamento decolonial em sala de aula, no ensino básico, em acordo com as leis 10.639/03 e 11.645/08. Dessa forma, busca contribuir para novas reflexões e o fomento de um ensino de história e práticas pedagógicas alinhadas com as pedagogias do Sul Global. | - |
| Descrição: dc.description | El presente artículo busca presentar un debate y una reflexión sobre prácticas pedagógicas en clase, en la enseñanza básica, desde el pensamiento decolonial. Para ello, presenta un debate con referenciales teóricos, conteniendo algunas de las principales bibliografías sobre el tema y un breve histórico de movimientos e intelectuales que fueron fundamentales para las cuestiones que hoy se plantean en el debate decolonial. A partir de esta base teórica, trata también de ejemplificar, a través de algunas prácticas pedagógicas autorales, la posibilidad de trabajar con el pensamiento decolonial en clase, en la enseñanza básica, de acuerdo con las leyes 10.639/03 y 11.645/08. De esta manera, busca contribuir a nuevas reflexiones y el fomento de una enseñanza de historia y prácticas pedagógicas alineadas con las pedagogías del Sur Global. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação decolonial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hegemonia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Práticas pedagógicas em sala de aula a partir do pensamento decolonial: refletindo sobre a importância de narrativas contra-hegemônicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional Petrus - Colégio Pedro II | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: