
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Joaquim Paulo da | - |
| Autor(es): dc.creator | Boane, Jenny Luis Nhaliguangue | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Kelen Cristina dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemos, Ana Carolina Cortez | - |
| Autor(es): dc.creator | Brandão, Lívia Elisabeth Vasconcelos de Siqueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Ugocioni, Júlio César | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:50:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:50:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/59421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1169354 | - |
| Descrição: dc.description | A presente invenção refere-se a um novo material obtido a partir de fonte renovável e com características para aplicação em células solares. Uma célula solar é um dispositivo que tem seu funcionamento fundamentado no efeito fotovoltaico, que consiste na conversão direta de uma radiação eletromagnética em energia elétrica. A adição de plastificantes, de partículas de óxido de titânio (Ti02) e de argila montmorilonita (MMT) melhoram as propriedades térmicas e físicas dos biocompósitos de amido com potencial de aplicação em células fotovoltaicas. A adição da MMT influência diretamente a estabilidade térmica e no aumento da rigidez dos biocompósitos. Análises por refletância difusa forneceu dados de absorbância e refletância. As curvas da absorção obtidas forneceram o valor de Eg ap para os biocompósitos, parâmetro esse importante para o processo fotocatalítico, que demonstrou que com a adição de Ti02 e MMT o intervalo proibido de energias é menor e desta forma maior o potencial fotocatalítico do material, uma vez que este necessitará de menor energia para ser ativado. Resultados de refletância difusa também mostraram que biocompósitos com características condutoras ou fotocondutoras podem ser obtidos a partir destes materiais e indicados para aplicação em células solares. | - |
| Direitos: dc.rights | Universidade Federal de Lavras | - |
| Direitos: dc.rights | Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais | - |
| Título: dc.title | Biocompósito a base de amido adicionado de TiO2 e argilosilicato para aplicação em célula fotovoltaica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: