
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Favretto, Rafael | - |
| Autor(es): dc.creator | Giroletti, Cristiane Lisboa | - |
| Autor(es): dc.creator | Magri, Maria Elisa | - |
| Autor(es): dc.creator | Suntti, Carla | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:47:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:47:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/34446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1168462 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi avaliar as condições iniciais de colmatação e o funcionamento de um sistema híbrido de wetland construído (vertical + horizontal), já em operação há 15 anos recebendo esgoto proveniente do Centro de Treinamento de Videira – SC (CETREVI). O período de monitoramento foi de agosto até novembro de 2016. Durante esse período, foram realizadas atividades de limpeza do sistema e de reintrodução das macrófitas, implementando-se uma nova rotina de alimentação do wetland vertical. No efluente, foram analisados os seguintes parâmetros: pH, DQO, SS, N-NH4 + , N-NO2 - , N-NO3 - e P-PO4 3- . Para a análise de colmatação, foram coletadas amostras do leito do wetland horizontal, as quais foram encaminhadas ao laboratório para secagem, peneiramento e posterior determinação dos sólidos finos e grosseiros. Embora o sistema apresentasse indícios de colmatação, as características físico-químicas do efluente permaneceram dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente, com exceção apenas dos parâmetros N-NO2 - e N-NO3 - . Quanto aos sólidos de colmatação, verificou-se que o primeiro terço do leito apresentou grandes quantidades de sólidos orgânicos, uma ocorrência que pode ser explicada pelo fato de essa parte do leito ser a entrada do efluente no sistema. Já no segundo e terceiro terços do leito essa quantidade diminuiu, mas não de forma acentuada. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Santa Cruz do Sul | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| ???dc.source???: dc.source | Tecno-Lógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tratamento de esgoto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wetland construído | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema híbrido | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colmatação | - |
| Título: dc.title | Avaliação da colmatação após 15 anos de operação de um sistema hibrido de wetland construído | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: